SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Polícia Civil investiga golpe do bilhete premiado e realiza nova operação em Passo Fundo
13 fevereiro 2026 - 05h37
Visualizações: 22

A Polícia Civil de Passo Fundo cumpriu, na manhã desta quinta-feira (12), oito mandados de busca e apreensão como parte de uma operação de combate ao golpe do bilhete premiado. As ações foram conduzidas pela 2ª Delegacia de Polícia e pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o suporte da Polícia Civil de Goiás, em diversos endereços ligados a uma investigada presa no final de janeiro, em Goiânia (GO).

A operação integra uma força-tarefa que também ocorreu de forma simultânea em outros municípios do sul do Brasil. Até o momento, o balanço sobre o número de apreensões realizadas em Passo Fundo ou em outras localidades ainda não foi oficialmente divulgado.

A mulher presa em Goiânia é suspeita de participar de uma quadrilha responsável por enganar vítimas com o conhecido golpe do bilhete premiado. A partir de um esquema previamente ensaiado, os criminosos abordavam preferencialmente idosas, oferecendo o falso benefício de um prêmio em troca de dinheiro ou bens pessoais das vítimas. De acordo com a polícia, as vítimas eram pressionadas a realizar transferências bancárias de grandes valores, enquanto os golpistas encenavam o suposto benefício.

Somente no início deste mês, ao menos oito moradores de Passo Fundo foram presos em diferentes estados em decorrência do mesmo tipo de crime. Em Maceió (AL), por exemplo, suspeitos foram detidos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares enquanto tentavam fugir para São Paulo. Já em João Pessoa (PB), quatro suspeitos – três homens e uma mulher – foram presos após uma tentativa de fuga pelas ciclovias da cidade, onde previamente haviam feito novas vítimas.

O golpe do bilhete premiado segue o mesmo modus operandi utilizado há décadas e surgiu pela primeira vez nos registros criminais brasileiros na década de 1930. Apesar de antigo, o esquema ainda atrai vítimas devido à habilidade dos criminosos em criar falsas narrativas envolventes. O delegado responsável pela investigação destacou que "a complexidade da encenação e os métodos adotados pelo grupo continuam levando muitas pessoas a caírem no golpe".

As investigações permanecem em andamento, com o objetivo de identificar outros envolvidos e rastrear os valores obtidos pela organização criminosa. A Polícia Civil reforça a importância de a população desconfiar de ofertas de prêmios fáceis ou situações que envolvam transferências financeiras sem garantia.

Redação Rádio Cristalina

veja também
Padre Felipe destaca preparativos finais para a 74ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora
Adolescentes de 10 a 14 anos já podem se vacinar contra a dengue em Ibiaçá
publicidade