Cinco pessoas foram presas, e drogas e outros materiais ilegais foram apreendidos durante a Operação Pontos Corridos, realizada pela Polícia Civil nesta quinta-feira, dia 12, em dois municípios da região norte do Rio Grande do Sul. A ação, conduzida pela Delegacia de Polícia de Barracão, mobilizou 30 agentes e contou com o apoio de diversas delegacias da região, incluindo Nova Prata, Nova Bassano, Paraí, Machadinho, Lagoa Vermelha e outras localidades da 15ª e 11ª Regiões Policiais.
O principal alvo da operação foi o combate ao tráfico de drogas e à associação criminosa para o tráfico. No total, a polícia cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Barracão e Machadinho. Durante as diligências, foram apreendidas drogas, celulares e outros objetos, considerados fundamentais para dar continuidade às investigações.
Quatro pessoas foram presas em Barracão. Entre os detidos estão três mulheres, de 19, 31 e 35 anos. Uma delas, de 35 anos, já cumpria prisão domiciliar e era monitorada por tornozeleira eletrônica. Também foi preso um homem de 35 anos, com antecedentes por tráfico, que estava em liberdade desde dezembro de 2025 mediante monitoramento eletrônico. Em Machadinho, a operação resultou na prisão em flagrante de um homem de 45 anos, com extensa ficha criminal.
Os detidos foram transferidos para o Presídio Estadual de Lagoa Vermelha e permanecem à disposição da Justiça.
Segundo a Polícia Civil, o nome Pontos Corridos reflete a dinâmica contínua e estratégica do enfrentamento ao tráfico de drogas. Mesmo que algumas medidas não apresentem resultados imediatos, o trabalho investigativo consistente leva à responsabilização dos envolvidos. Um exemplo mencionado pelas autoridades foi o de um investigado que, no ano passado, afirmou em redes sociais estar “um passo à frente” da polícia. Meses depois, foi preso em flagrante e, agora, demais integrantes de sua rede de apoio foram localizados e detidos.
Redação Rádio Cristalina