A Polícia Civil de Tapejara emitiu uma nota, nesta sexta-feira (05), alertando a população sobre um golpe que tem sido aplicado na região. No crime, conhecido como “golpe do falso advogado”, os golpistas entram em contato com vítimas se passando por advogados ou representantes de escritórios de advocacia para obter vantagens financeiras.
De acordo com a nota, a fraude começa quando o criminoso utiliza o nome, foto ou logotipo de um advogado ou escritório para se comunicar com a vítima. Ele informa que um processo judicial teve parecer favorável e que será liberada uma indenização ou benefício, mas exige transferências via Pix para o pagamento de supostos impostos necessários à liberação do recurso.
Em algumas situações, um segundo golpista, se passando por auditor, entra em contato por chamada de vídeo, simulando uma audiência e orientando a vítima sobre como realizar os pagamentos.
A polícia recomenda que a população verifique o número de telefone utilizado no contato, e analise se o número pertence ao profissional de confiança. Também orienta a buscar informações por números de telefone previamente conhecidos ou por atendimento presencial. Qualquer suspeita de golpe deve ser imediatamente comunicada à polícia.
Fonte: Rádio Tapejara