O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, realizou nesta sexta-feira (5) uma cerimônia de recebimento de equipamentos doados pelos Rotary Clubs, por meio do Projeto de Subsídio Global (GG 2569387) da Fundação Rotária. A doação vai beneficiar diretamente os pacientes oncológicos e pediátricos, por meio da modernização do Laboratório de Citogenética. Foram entregues uma centrífuga citológica ALB 12 CC, dois computadores da marca Dell, dois monitores de 32 polegadas (LG), duas câmeras de 5MP e uma licença do sistema HIBAND de captura de imagem.
A bióloga responsável pelo Laboratório de Citogenética, Tatiane Aquino Torres, destacou que os exames citogenéticos são amplamente utilizados na oncologia infantojuvenil e adulto, especialmente em casos de doenças onco-hematológicas. "Realizamos a análise dos cromossomos para detectar alterações genéticas que possam influenciar no diagnóstico e acompanhamento clínico. Com os novos equipamentos, vamos ganhar em agilidade e qualidade, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento", afirmou.
O Rotary Club Passo Fundo Planalto Médio administrou o projeto e captou o recurso de modernização do Laboratório de Citogenética no valor R$ 423.000,51 com a união de Distritos Rotários do Brasil (Distrito 4420, 4700 e 4540), da Argentina (Distritos 4895 e 4921, e do Paraguai (Distrito 4845), juntamente com os Rotary Clubs de Passo Fundo Planalto Médio e Rotary Club Villa Urquiza (Argentina).
A cerimônia de descerramento da placa da doação foi realizada no Centro Oncológico Infantojuvenil e contou com a presença da diretoria do Hospital, profissionais das áreas contempladas e Rotarianos de toda a região. Em nome da organização falaram a Governadora no ano Rotário 2024-2025, Ana Cristina Baggio, o coordenador de Imagem Pública do Distrito 4700, Ricardo Henryque Reginato Quevedo Melo e o coordenador regional da Fundação Rotária pela região 31, Governador Watson Uliana Travassos.
"Com essa doação, vamos contribuir para melhorar a qualidade dos exames oncológicos realizados em crianças, adolescentes e adultos de 226 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A escolha do HSVP para receber o projeto se deve ao seu comprometimento com uma gestão responsável, garantia de sustentabilidade, continuidade das ações e ao cumprimento dos critérios de qualificação definidos pela Fundação Rotária. Dessa forma, o Rotary International cumpre uma de suas missões junto à humanidade: diminuir desigualdades e oferecer oportunidades a quem mais precisa", destacou o governador Watson.
O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, agradeceu o apoio dos Rotary Clubs e valorizou a escolha do projeto. "Essa conquista nos enche de alegria, pois os novos equipamentos irão qualificar ainda mais os diagnósticos de crianças, adolescentes e adultos internados no hospital. Iniciativas como essa, dos Distritos e do Rotary Club Internacional, são fundamentais para mantermos uma estrutura que oferece atendimento digno, humano e igualitário aos pacientes do SUS e de outros convênios", finalizou.
Saul Spinelli, embaixador do Instituto Pietro e voluntário na luta contra o câncer, intermediou a parceria entre os Rotary Clubs e o Hospital. "Há quase dez anos, eu e o Dr. Pablo iniciamos o projeto do Centro Oncológico Infantojuvenil em Passo Fundo. Desde então, muitas pessoas abraçaram essa causa, que hoje transforma a vida de crianças em tratamento. A governadora Evanisa Fátima Reginato Quevedo Mello é uma delas. Com sua ajuda, recebemos equipamentos que fortalecem a pesquisa e contribuem para as decisões das equipes médica e multiprofissional. Nossa gratidão à governadora e a todos os rotarianos envolvidos."
Legenda - A doação vai modernizar o Laboratório de Citogenética beneficiando os pacientes oncológicos e pediátricos
Créditos - Ana Paula Koenemann/Liliane Ferenci - Comunicação HSVP