O conclave que vai eleger o novo líder da Igreja Católica tem início nesta quarta-feira, 7 de maio, no Vaticano. A escolha do sucessor do papa Francisco, falecido recentemente, será feita por 133 cardeais com menos de 80 anos, reunidos na Capela Sistina, em um processo marcado por rituais centenários e sigilo absoluto.
Antes do início oficial da votação, os cardeais participaram de uma missa solene na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Durante a homilia, Re destacou que a Igreja precisa de um papa capaz de “despertar a consciência de todos e as energias morais e espirituais da sociedade atual”.
Após o almoço e um último momento de reflexão, os cardeais seguem em procissão para a Capela Sistina, onde entoarão o hino latino “Veni Creator Spiritus” e farão um juramento coletivo e individual de sigilo. Em seguida, a Capela é lacrada com o tradicional anúncio “Extra Omnes”, marcando o início do conclave.
Confira os horários das votações e da fumaça (horário de Brasília):
Hoje (quarta-feira, 7)
Primeira e única votação do dia
Expectativa da primeira fumaça: a partir das 14h
A partir de quinta-feira (8)
Manhã
Primeira rodada: 5h30
Segunda rodada: 7h
Tarde
Primeira rodada: 12h30
Segunda rodada: 14h
A fumaça branca, sinal de que um novo papa foi escolhido, só será emitida ao final da segunda votação de cada período, a não ser que o resultado seja definido antes. Caso a fumaça seja preta, significa que ainda não há consenso e o conclave continua.
O eleito deve obter dois terços dos votos. Caso o nome de consenso não surja nos três primeiros dias, os cardeais farão uma pausa de 24 horas para orações, podendo repetir esse intervalo a cada sete votações sem sucesso.
Quando houver definição, o novo papa será convidado a aceitar o cargo. Se ele aceitar, escolhe um novo nome e veste os trajes papais na chamada “Sala das Lágrimas”. Em seguida, será apresentado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, com o anúncio histórico: “Habemus Papam!”