SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
ATRICON confirma nível prata, e Câmara de Ibiaçá quase dobra índice de transparência
21 janeiro 2026 - 13h27
Visualizações: 56

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) confirmou, nesta segunda-feira (19), o nível prata no índice de transparência aferido à Câmara de Vereadores de Ibiaçá. A certificação, emitida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), ratifica a avaliação realizada em junho do ano passado pelo setor de Controle Interno, que já indicava o avanço do nível “Básico” para o nível “Prata”.

Conforme o levantamento, o índice de transparência da Câmara passou de 45,36% no final de abril para 84,17% no final de maio, considerando os critérios do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Os números são relativos ao ano de 2025.

Coordenada pela ATRICON, a avaliação verifica fatores como acesso à informação, clareza dos dados, atualização dos conteúdos e cumprimento das normas legais de transparência. Na metodologia aplicada, o nível "Prata" indica o cumprimento de 100% dos critérios essenciais avaliados.

O presidente da Câmara, vereador Maicon Vizentin, comemorou o reconhecimento e destacou o trabalho realizado logo no primeiro ano da atual legislatura. “Essa certificação reafirma o nosso compromisso com a transparência e com a prestação de contas à comunidade, reforçando nosso empenho em garantir informações claras e acessíveis. É também um reconhecimento que reflete o excelente trabalho conduzido pelo presidente anterior, Keilor Basso, que liderou a equipe e direcionou esforços para alcançar este resultado. Nosso objetivo, a partir de agora, é continuar aprimorando os processos, garantindo um portal cada vez mais acessível, atualizado e próximo da comunidade”, declarou Vizentin.

O PNTP 2025 certificou 185 entes públicos no Rio Grande do Sul, sendo 18 com Selo Diamante, 77 com Selo Ouro e 90 com Selo Prata. Essa foi a primeira vez na história que a Câmara de Vereadores de Ibiaçá figurou entre os entes reconhecidos pela transparência dos atos públicos.

Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores de Ibiaçá

veja também
Preso por suspeita de extorsão, presidente da Câmara de São João da Urtiga pede licença do cargo
Órgãos de segurança investigam situação de lar de idosos em Vacaria
publicidade