De 13 a 17 de outubro, o Sicredi realiza a Semana do Cooperativismo, uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição com a educação cooperativista e o fortalecimento do modelo de negócios cooperativo. Durante a semana, serão realizadas ações informativas e educativas que visam fortalecer a cultura cooperativista e inspirar mais pessoas a conhecerem e se engajarem com o movimento.
Neste ano, a programação da semana ganha ainda mais relevância ao integrar as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU, e celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), em 16 de outubro.
Apesar do crescimento expressivo do cooperativismo no Brasil — com mais de 25 milhões de associados, sendo 20 milhões no ramo de crédito, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro — ainda há muito espaço para ampliar o entendimento sobre os benefícios e diferenciais desse modelo. O Sicredi acredita que a educação é um dos pilares para transformar essa realidade e gerar impacto positivo nas comunidades.
Saiba como aprofundar o conhecimento sobre o Cooperativismo:
• Site Sicredi – No site Sicredi possui uma página completa dedicada a mostrar as ações cooperativistas desenvolvidas pela instituição, além de conteúdos sobre o tema. Confira https://www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/cooperativismo/;
• Crescer na Prática – Confira uma introdução ao cooperativismo Sicredi - Crescer na Prática;
• Web Série do Cooperativismo – Durante seis episódios em uma jornada cheia de conversas leves e descomplicadas, você vai descobrir como o cooperativismo transforma vidas. Confira: Sicredi Cursos
“Nós estaremos intensificando ações que já promovemos ao longo de todo o ano, como reuniões com associados, a abordagem cooperativa, o nosso Crescer de Mesa durante os atendimentos nas agências, reafirmando sempre nossa essência cooperativa, as vantagens do cooperativismo e o impacto positivo nas comunidades”, afirma Marta Fátima Samujeden, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Altos da Serra RS/SC. A participação ativa da comunidade é essencial para que o cooperativismo continue crescendo e promovendo desenvolvimento sustentável.