Governador suspende sistema de cogestão e decreta bandeira preta em todo o RS por uma semana
26 fevereiro 2021 - 05h51
Visualizações: 213

Com a suspensão da cogestão e a previsão da continuidade da bandeira preta na região de Passo Fundo, os serviços terão restrição de atividades impactando em tudo que não for essencial. É importante destacar que estas regras da bandeira preta foram apresentadas na última sexta-feira e podem sofrer alteração a ser divulgada ainda hoje pelo Estado. As regras começam a valer a partir de sábado (27).

Preliminarmente o ensino infantil para 1º e 2º graus podem receber alunos presencialmente. Suspensão das cirurgias eletivas, para que a estrutura hospitalar gaúcha, tanto pública como privada, fique disponível para atendimento dos pacientes em situação grave com covid-19.

Comércio essencial: na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições. Equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. Fechamento do comércio não essencial.

Fechamento de salões de cabeleireiro e barbeiro. Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados. Restaurantes podem funcionar apenas com telentrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares.

Lazer: parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas estão proibidos. Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas, incluindo academias.

Missas e serviços religiosos: sem atendimento ao público. Podem funcionar com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações. Bancos, lotéricas e similares: podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários. Transporte coletivo municipal e metropolitano: é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.

Fonte:

Uirapuru e

Governo do RS

veja também
Acadêmicas da FAT promovem campanha de doações em combate à Covid-19
Sisu divulga resultado para vagas em universidades públicas e abre lista de espera
publicidade