Governador recebe o novo embaixador dos EUA no Brasil, Todd C. Chapman
20 novembro 2020 - 10h57
Visualizações: 67

Com honras militares, o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman, foi recebido no Palácio Piratini, na tarde desta quinta-feira (19/11), pelo governador Eduardo Leite. Embora já tenha vivido no país, é a primeira vez que Chapman vem ao Rio Grande do Sul como representante do governo americano.

No encontro, foram discutidas áreas e oportunidades em que o Estado pode trabalhar em cooperação com os EUA e vice-versa. “Sempre tivemos uma boa relação com os Estados Unidos e temos certeza de que existe um enorme potencial para trazer investimentos e empresas americanas para cá, assim como trocar experiências e agregar conhecimento entre gaúchos e americanos”, destacou o governador.

A intenção de Chapman é construir um planejamento estratégico com governadores, de forma a identificar áreas potenciais com cada Estado e formular estratégias para alavancar oportunidades.

“Estou convencido que a embaixada e os consulados têm de trabalhar de perto com os Estados brasileiros, porque são maiores do que muitas nações do mundo. Nosso consulado aqui em Porto Alegre tem mais responsabilidade que mais da metade das nossas embaixadas do mundo. Por isso, quero construir algo grande e efetivo com o RS”, afirmou o embaixador.

Nesse sentido, foi marcada uma reunião para que as equipes americanas e gaúchas possam elaborar o planejamento de forma integrada.

Participaram da reunião, representando o governo estadual, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Guilherme de Oliveira Petrucci; e a coordenadora de Relações Consulares e Diplomáticas, Guiomar Gastal.

Pelo governo americano, estiveram o cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen; a conselheira para Assuntos Políticos e Econômicos, Rebekah Martinez; e a assistente para Assuntos Políticos e Econômicos, Aline Vecchia.

veja também
Inter perde para o Fluminense, de virada, no Beira-Rio, e cai para a quarta colocação no Brasileiro
Grêmio empata com o Corinthians, com dois a mais no campo
publicidade