Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Coprel deverá contar com 100% de postes de concreto em até cinco anos
27 fevereiro 2020 - 16h58
Visualizações: 785

Os investimentos da cooperativa superam R$ 12 milhões

Mãos calejadas, suor, muito trabalho e esforço. Sem as tecnologias existentes hoje para o trabalho de construção de redes, os postes de madeira iam sendo, um a um, fixados ao solo.

Há 52 anos, a paisagem modificada pelas redes de energia anunciava a esperança de uma vida melhor para as famílias rurais. Chegava a energia elétrica.

No início da trajetória de trabalho dos coprelianos, a cooperativa adquiriu postes de madeira, estes recebiam os tratamentos necessários para aumentar a durabilidade e resistência na antiga fábrica de postes da Coprel. Há vários anos, a cooperativa começou a utilizar nas novas redes somente postes de concreto, e a substituir os antigos postes de madeira.

Antigamente, para instalar um poste de madeira era necessário, em média, meio dia de trabalho. Os buracos eram feitos com uma cavadeira manual e a terra era retirada com pás. Os postes eram levantados com forquilhas, e colocados dentro do buraco com uma tábua que os deslocava para baixo. Para chegar até o local das obras, os postes eram levados por juntas de bois, e em outros casos, tratores. Todo este trabalho era feito a partir do empenho e cooperação de muitas pessoas em prol da eletrificação rural.
Atualmente, com a tecnologia, o trabalho é muito mais ágil e seguro. Cada poste de concreto é instalado, em média, em uma hora e meia. A perfuração do buraco é feita com brocas, a partir do caminhão Munk, destinado para este e outros serviços. Com o guindaste, o poste é inserido no local. As pessoas continuam sendo necessárias, desta vez, para operar as máquinas e para execução de alguns serviços manuais.

A cooperativa conta com 95% de postes de concreto, de um total de 181 mil. Somente no ano de 2019, a Coprel substituiu 3.265 postes em toda a área de atuação. A substituição total deverá ser concluída em até cinco anos.

Os investimentos da cooperativa em troca de postes, medidores e transformadores no último ano, superam R$ 12 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa Coprel

veja também
Frio marca a madrugada de quinta-feira nos estados da Região Sul
Ibiaçá confirma mais dois casos de dengue
publicidade