SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Esquema criminoso no Farmácia Popular desvia R$ 30 milhões e é alvo de operação policial em Carazinho
12 fevereiro 2026 - 06h14
Visualizações: 28

Esquemas criminosos ligados ao Programa Farmácia Popular resultaram, na manhã desta terça-feira, dia 10, em ações de busca e apreensão realizadas pela Polícia Federal em Carazinho e em outros três estados brasileiros. A operação, batizada de Over the Counter, investiga desvios que somam R$ 30 milhões e envolvem fraudes estruturadas para burlar reembolsos do programa.

A investigação teve início após uma denúncia feita por uma moradora, que identificou o uso indevido do seu CPF na compra de medicamentos em uma farmácia localizada no Mato Grosso do Sul. A partir dessa irregularidade, foi revelada a atuação de uma organização criminosa que operava em diversos estados, manipulando o sistema do Farmácia Popular.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema funcionava a partir da aquisição de CNPJs de farmácias já credenciadas no programa. Após a transferência dessas empresas para terceiros, conhecidos como “laranjas”, os envolvidos registravam vendas fictícias de medicamentos. Nenhuma mercadoria era efetivamente entregue, mas os CPFs das vítimas eram utilizados para validar os reembolsos realizados pelo governo.

Além do Rio Grande do Sul, as medidas da operação foram realizadas em João Pessoa (PB), Lagoa Santa (MG) e Pirangi (SP), ampliando a investigação. A Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) atuam em conjunto para apurar o destino dos recursos desviados e rastrear possíveis desdobramentos do prejuízo, que representa uma perda significativa para os cofres públicos.

A investigação segue em andamento.

Redação Rádio Cristalina

veja também
Prefeitura de Ibiaçá reforça obrigatoriedade de limpeza de terrenos baldios
Dois homens são condenados a 10 anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado em Barracão
publicidade