A 26ª edição da Expodireto Cotrijal foi lançada nesta segunda-feira (9) em Porto Alegre. A feira ocorre entre os dias 9 e 13 de março, em Não-Me-Toque, no norte do Estado.
A expectativa é que até 300 mil pessoas circulem pelo parque durante os dias da feira, que é a principal do setor de agronegócio no RS. Neste ano, 550 expositores estarão presentes, 50 a mais do que na última edição.
O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Manica, destacou a relevância do evento para a reivindicação de pautas políticas e falou sobre a preocupação com uma nova estiagem, tema que deve guiar as discussões na feira.
— Passamos por quatro estiagens e duas enchentes, mas o povo gaúcho é resiliente e enfrentamos todas essas crises. Sabemos que o nosso produtor está em dificuldade, quer pagar suas contas, mas não tem renda e precisa de juros compatíveis — disse.
Entre os eventos tradicionais que compõem a programação da feira como debates, fóruns e uma audiência pública coordenada pelo senador Luís Carlos Heinze (PP), para ouvir reinvindicações de produtores e levar o tema aos governos estadual e federal.
Expansão em 2027
O presidente da Expodireto também apresentou imagens atualizadas sobre o andamento da obra de realocação da RS-142, em Não-Me-Toque. O objetivo é ampliar o parque, que hoje conta com 131 hectares totais. A previsão é que a expansão seja concluída para a edição de 2027.
— Vamos construir 14 quadras novas para o setor de máquinas e equipamentos. Temos uma fila de 200 empresas aguardando para participar da Expodireto, e em 2027 será realidade — completa Mânica.
*GZH