na noite desta quarta-feira (18), a observação de diversos objetos luminosos cruzando o céu em formação alinhada. O fenômeno chamou a atenção e gerou dúvidas nas redes sociais, mas trata-se da passagem de satélites Starlink, da empresa SpaceX.
O evento foi registrado pelo Observatório Astronômico Araucária, por meio da câmera voltada para o quadrante oeste, por volta das 20h20. As imagens confirmam que os pontos luminosos observados correspondem à missão Starlink Group 15-13, lançada recentemente.
A missão foi lançada na quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, às 7h27 (horário do Pacífico), a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, utilizando um foguete Falcon 9. Ao todo, 27 satélites foram colocados em órbita terrestre baixa com o objetivo de ampliar a constelação de internet via satélite da empresa, voltada principalmente para áreas rurais e remotas.
Nos primeiros momentos após o lançamento, os satélites permanecem temporariamente alinhados e em órbita mais baixa, refletindo a luz do Sol e formando uma sequência visível a olho nu, popularmente conhecida como “trilho” ou “fila” de luzes. Essa configuração é passageira.
Com o passar das horas e dias, cada satélite realiza manobras para ganhar altitude e se reposicionar em sua órbita definitiva, deixando de formar esse alinhamento visível. Após essa fase inicial, os satélites passam a se distribuir ao longo da órbita e se tornam muito mais difíceis de serem observados sem equipamentos.
Fonte: Rádio Uirapuru