No mês de conscientização sobre a prematuridade, o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, se destaca com uma ação especial para engajar a comunidade na causa. No próximo domingo, 23 de novembro, a Instituição promove a Mateada da Prematuridade, um evento que visa sensibilizar sobre a importância do acompanhamento gestacional e dos cuidados com bebês prematuros.
O evento será realizado das 15h às 18h, na Praça Fredolino Chimango, e será aberto ao público em geral. Durante a ação, será distribuída erva-mate gratuitamente, proporcionando um momento de integração entre os participantes, além de algodão-doce para as crianças. A instituição reforça para que cada família traga sua água quente (térmica) e cuia para o chimarrão. Em caso de chuva, a ação será cancelada.
O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado nesta segunda-feira, 17 de novembro, mas o mês de novembro inteiro é marcado pela campanha Novembro Roxo, que busca aumentar a conscientização sobre a prematuridade. Este ano, o convite é para que a sociedade reflita sobre o tema "Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes", destacando a importância de cuidados adequados desde o início da vida para o desenvolvimento de crianças saudáveis e com grandes perspectivas para o futuro.
O HSVP oferece uma rede de assistência materno-infantil qualificada, que se inicia durante o acompanhamento do pré-natal de alto risco, passando pela Maternidade para internação da gestante, o Centro Obstétrico com assistência médica e de enfermagem especializada no atendimento a prematuros, o transporte intra-hospitalar, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal e o acompanhamento ambulatorial de bebês após a alta até os dois anos de idade, visando garantir os menores índices de mortalidade infantil.
SERVIÇO
Mateada da Prematuridade
Data: 23 de novembro - domingo
Horário: 15h às 18h
Local: Praça Fredolino Chimango
Foto: Arquivo - Comunicação HSVP