SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
HSVP realiza primeira cirurgia de revascularização do miocárdio minimamente invasiva em Passo Fundo
06 novembro 2025 - 14h26
Visualizações: 15

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, realizou, pela primeira vez no município, uma cirurgia de revascularização do miocárdio minimamente invasiva. O procedimento foi conduzido pelos cirurgiões cardíacos Dr. Gustavo Hoppen e Dr. Guilherme Krahl, com anestesia da Dra. Márcia Fontana. Embora a técnica seja amplamente utilizada na medicina, o diferencial neste caso está na abordagem adotada para o acesso ao coração.

"Tradicionalmente, esse tipo de cirurgia exige a abertura completa do tórax, com uma incisão de cerca de 30 centímetros e o corte do osso esterno. Já na técnica minimamente invasiva, o acesso é feito por uma pequena incisão lateral no tórax, de 6 a 8 centímetros, sem a necessidade de cortar o osso, o que torna o procedimento menos agressivo. Por essa abordagem, é possível realizar as mesmas pontes de safena para revascularizar o miocárdio", explica o Dr. Hoppen.

Entre os principais benefícios da técnica estão o menor tempo de internação, inclusive na CTI; uma recuperação mais rápida, com retorno às atividades em cerca de um mês, em comparação aos dois ou três meses exigidos pela técnica convencional; menor risco de infecção; menor necessidade de transfusão sanguínea; e uma cicatriz menos visível, por não estar localizada no centro do tórax.

Conforme o Dr. Hoppen, atualmente o HSVP é o único centro da região Norte do Rio Grande do Sul e, possivelmente, de todo o Oeste de Santa Catarina, a realizar esse tipo de cirurgia. A instituição se consolida como referência em procedimentos cardíacos de alta complexidade no Sul do país, somando essa técnica às já realizadas, como correções de válvula aórtica, mitral e de defeitos congênitos. Tudo isso é possível graças a um Centro Cirúrgico exclusivo para cirurgia cardíaca, com equipe de enfermagem e perfusionistas dedicados exclusivamente a esses procedimentos.

veja também
Conab pode comprar até 137 mil toneladas de arroz da safra 2024/25 para formação de estoques
Sicredi Altos da Serra RS/SC recebe comenda de reconhecimento pelo compromisso com a segurança pública
publicidade