SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Coasa apresentará case na COP30 reforçando o papel do cooperativismo na agenda global pela sustentabilidade
05 novembro 2025 - 10h17
Visualizações: 68

A Coasa está entre as sete cooperativas do Rio Grande do Sul selecionadas pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) para integrar o portfólio nacional de projetos do cooperativismo que serão apresentados durante a COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro em Belém/PA. A cooperativa estará levando o seu programa de cuidado com o solo para as discussões globais sobre sustentabilidade, no dia 12/11, com a apresentação do "Nosso Solo, Nossa Colheita" – iniciativa voltada ao compartilhamento de informações e de técnicas de conservação do solo e de manejo sustentável nas propriedades dos associados(as).

O programa será um dos destaques na AgriZone, espaço coordenado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), dentro da programação oficial da conferência. No local, segundo a instituição nacional, estarão reunidas experiências que mostram como a agricultura pode ser protagonista na construção de um planeta mais equilibrado.

Segundo o presidente, Orildo Germano Belegante, "o conceito de cuidado com o solo, o uso de agricultura alternativa sustentável, o aumento da fertilidade e de matéria orgânica do solo foram práticas desenvolvidas desde o início das atividades da Coasa – há mais de 30 anos –, isso resulta no aumento da produtividade e da rentabilidade dos cooperados."

O programa ganhou impulso a partir da participação no Operação 365, uma parceria entre a RTC (Rede Técnica Cooperativa) e a Embrapa, que reforçou a importância de criar um projeto próprio voltado à conservação do solo. Assim, foi desenvolvido o "Nosso Solo, Nossa Colheita", um programa baseado no sistema de plantio direto e no sequestro de carbono, promovendo uma agricultura mais equilibrada — física, química e biologicamente.

A metodologia combina o acompanhamento técnico direto nas propriedades, realizado pelo Departamento Técnico (Detec), com eventos e treinamentos que reúnem especialistas e produtores. O objetivo é incentivar o manejo adequado e contínuo do solo, mantendo cobertura vegetal durante todo o ano, reduzindo a erosão, melhorando sua estrutura e aumentando o sequestro de carbono.

Com práticas simples e bem aplicadas, os produtores conseguem melhorar a produtividade, minimizar perdas em anos de estresse climático e, consequentemente, aumentar a rentabilidade das lavouras. O "Nosso Solo, Nossa Colheita" reforça que o cuidado com o solo é o caminho para colheitas mais sustentáveis e lucrativas, fortalecendo o produtor e garantindo o futuro da agricultura.

O programa é uma ação permanente da Coasa, com foco em multiplicar o conhecimento e estimular novas práticas entre os produtores associados. Ao contribuir para representar o cooperativismo brasileiro na COP30, a cooperativa reafirma sua missão de promover o desenvolvimento sustentável, unindo ciência, meio ambiente e cooperação, mostrando a sua responsabilidade com as próximas gerações.


Fotos: Divulgação/Coasa

veja também
Brigada Militar prende homem por tráfico de entorpecentes em Caseiros
Venezuelano de 28 anos é morto a facadas, em Tapejara
publicidade