A chuva deve alcançar todas as regiões do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, 19. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai impulsiona a entrada de umidade e calor no Estado, o que favorece a instabilidade. O fenômeno, que teve início na Fronteira Oeste, se espalha para as demais regiões.
As pancadas podem ocorrer a qualquer momento do dia e com forte intensidade. A partir disso, há possibilidade de temporais localizados, especialmente na metade sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, indicando potencial de perigo para tempestade em parte da metade Oeste do Estado.
No sábado, 20, quando é celebrado o Dia do Gaúcho, a instabilidade deve persistir. As pancadas começam pela manhã na metade Oeste e na Campanha, avançando para outras regiões no período da tarde, com risco de novos temporais. O dia será marcado ainda pela formação de um novo ciclone extratropical, o que pode provocar ventos moderados, principalmente à tarde.
Já no domingo, 21, último dia do inverno, a previsão aponta para mais chuva forte e temporais. Ao longo do dia a chuva deve atingir a maioria das regiões, inclusive a nossa, onde estão previstos cerca de 35mm. Porém, a tendência é de que as precipitações percam força no decorrer da noite.
Sananduva: 14ºC/26ºC - 0mm
Ibiaçá: 14°C/26°C - 0mm
Tapejara: 14ºC/26°C - 0mm
Lagoa Vermelha: 14°C/25°C - 0mm
Fonte: FA/Cristalina com informações da ClimaTempo