Na manhã de sábado, 13 de setembro, aconteceu na Unidade Teixeira Soares do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, uma simulação interna de incêndio. A ação teve como objetivo treinar as equipes, testar os protocolos e reforçar a prontidão do hospital para situações de risco. Cerca de 60 colaboradores participaram da atividade, atuando como pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.
Em um cenário cuidadosamente planejado, cada participante recebeu um roteiro individual, com orientações sobre seu papel no exercício. Para dar ainda mais realismo à simulação, alguns figurantes foram caracterizados com maquiagem especial, representando queimaduras e lesões. Profissionais de plantão também foram envolvidos sem aviso prévio e precisaram agir como se estivessem diante de uma emergência real, aplicando os protocolos de evacuação hospitalar.
A diretora de Governança Clínica, Dra. Josiane Diehl Moia, disse que, com ações como essa, a instituição reforça seu compromisso com a segurança de pacientes, colaboradores e da comunidade, investindo em capacitações práticas e contínuas para manter seus profissionais preparados para qualquer cenário. "Foi um exercício preventivo para capacitar as equipes e garantir uma resposta rápida, segura e eficaz em uma situação real de emergência, protegendo, acima de tudo, a vida dos nossos pacientes", destacou.
Segundo o bombeiro civil do HSVP, Thiago Rodrigues de Andrade, responsável pela organização juntamente com o SESMT, a simulação envolveu a transferência de pessoas do Posto 14 ao Posto 9, com acesso restrito à área. "A atividade faz parte do Plano de Prevenção e Preparo para Situações de Emergência, e agradecemos a todos os profissionais, voluntários e participantes que contribuíram para o sucesso da ação". O hospital seguirá promovendo novos simulados, sempre em busca de aprimorar os processos de cuidado, segurança e excelência nos atendimentos.
Fotos: Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP Passo Fundo