SICREDI
SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Três casas desabam às margens do Rio Jacuí, em Eldorado do Sul
15 janeiro 2025 - 09h49
Visualizações: 13

Nesta terça-feira (14), três casas desabaram e nove foram interditadas pela Defesa Civil em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os imóveis, localizados na Rua Franklin Lira, às margens do Rio Jacuí, foram evacuados por precaução.

De acordo com a Prefeitura, medidas emergenciais foram tomadas para garantir a segurança dos moradores. “A Defesa Civil do município adotou medidas de precaução e interditou preventivamente a área, abrangendo as residências em risco, oferecendo apoio às famílias afetadas, com a retirada de móveis e pertences pessoais”, afirma o comunicado oficial.

Os moradores relatam que o problema pode ter sido causado por um vazamento em uma tubulação de água. Segundo Cibeli Barbosa, uma das afetadas, no sábado (11), foi identificada uma rachadura e um vazamento de água, e a Corsan teria solicitado 48 horas para verificar a situação.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que equipes estiveram no local no fim de semana e não constataram problemas na rede de abastecimento. Porém, nesta terça-feira, um vazamento de pequenas proporções foi identificado em um ramal após o uso de equipamentos especializados e retroescavadeiras.

“Segundo os especialistas, este vazamento não teria capacidade de provocar a erosão do terreno e o desmoronamento de casas”, declarou a Corsan, que segue monitorando a situação.

Nota da Prefeitura de Eldorado do Sul
A Prefeitura de Eldorado do Sul informa que, no bairro Picada, 03 (três) residências desabaram e ao total 09 (nove) foram interditadas. Os imóveis afetados estão localizados na Rua Franklin Lira, na continuidade da Rua Martinho Poeta.
A Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Habitação estão no local, empenhados em oferecer apoio às famílias afetadas. A Defesa Civil do município adotou medidas de precaução e interditou preventivamente a área, abrangendo as residências em risco, oferecendo apoio às famílias afetadas, com a retirada de móveis e pertences pessoais.

Estamos tomando todas as medidas necessárias para assegurar a segurança da população e minimizar os impactos desses eventos, priorizando o cuidado com as pessoas.

Nota da Corsan
Em relação ao desmoronamento de três casas situadas no delta do Jacuí, na Rua Martinho, no município de Eldorado do Sul, a Corsan informa que fez um detalhado estudo da situação na tarde de hoje, 14. Para isso, foram utilizados geofones (que detectam água embaixo do solo) e escavadeiras, sendo que foi encontrado um vazamento de pequenas proporções em um ramal.

Segundo os especialistas, este vazamento não teria capacidade de provocar a erosão do terreno e o desmoronamento de casas. A Corsan continua monitorando a situação e se coloca à disposição da prefeitura para auxiliar no que for preciso.

Fonte: Rádio Planalto

veja também
Prefeitura de Ibiaçá irá realizar a Desinsetização e Desratização de toda a cidade
CURSO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA PRODUTORES RURAIS E PROFISSIONAIS DA ÁREA
publicidade