Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Governador destaca projetos de proteção em seminário sobre prevenção a enchentes
09 julho 2024 - 11h33
Visualizações: 349

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta segunda-feira (8/7), do seminário Desafios da Região Metropolitana: o que fazer após a maior enchente do RS, no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas. No encontro, foram discutidas medidas de proteção contra enchentes nos municípios da Grande Porto Alegre.

Leite falou sobre a necessidade de ações que promovam a resiliência das cidades. "As mudanças climáticas são uma realidade. Precisamos estar muito bem estruturados e protegidos. Isso envolve sistemas de proteção, novo planejamento urbano, desassoreamento de rios e infraestrutura resiliente para suportar as pressões, como aeroportos e rodovias estruturadas", afirmou. "Estamos buscando viabilizar recursos, tanto do Tesouro do Estado quanto de financiamentos da União."

O governador comentou quatro projetos de sistemas de proteção que dependem de aportes do governo federal. Dois deles já estão com anteprojetos prontos e estudos de impacto ambiental aprovados: o do rio Jacuí, destinado à proteção de Eldorado do Sul, e o do Arroio Feijó, para Alvorada e Porto Alegre. Outros dois, na Bacia do Gravataí e do Sinos, ainda estão em fase de elaboração de estudo de impacto ambiental.

Considerando apenas esses quatro projetos, o custo estimado chega a R$ 4 bilhões. "Vamos buscar a aprovação dos projetos junto à União, que tem capacidade financeira e, inclusive, a obrigação constitucional de estabelecer medidas contra enchentes", acrescentou o governador, lembrando, ainda, a necessidade de avançar na revisão de sistemas de proteção na bacia do Guaíba e em estudos de impacto ambiental na bacia do Caí.

Promovido pela empresa de comunicação Grupo Sinos, o debate contou também com a participação do secretário-executivo da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução, Emanuel Hassen, do presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, de prefeitos da Região Metropolitana e de técnicos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-Ufrgs), entre outros especialistas no assunto.

Os técnicos apontaram sugestões para qualificar o sistema de proteção da Região Metropolitana. O documento que reúne as propostas foi entregue aos governos federal e estadual e servirá de base para análises técnicas.




Fonte: Secom

veja também
Fóssil de dinossauro é encontrado parcialmente exposto após ação das chuvas em enchente no RS
Grupo Ambiental da BM realiza vistorias em Tapejara
publicidade