Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Programa TEAcolhe atende 110 usuários em Sananduva
02 abril 2024 - 10h50
Visualizações: 459

O dia 02 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data criada pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 2007 foi estipulada com o objetivo de levar informação à população, para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEAcolhe é uma iniciativa de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Em Sananduva, a APAE oferece o Centro de Atendimento em Saúde do Programa TEAcolhe (CAS/TEAcolhe), visando ampliar a oferta de atendimento para as pessoas diagnosticadas e suas famílias.

Atualmente, a unidade atende 110 usuários do programa. A equipe local é composta por psicólogos, fonoaudióloga, neuropsicopedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, arteterapeuta, fisioterapeuta, médica neurologista e médico psiquiatra.

Além de Sananduva, são atendidos pelo CAS/TEAcolhe os municípios de São João da Urtiga, Paim Filho, Maximiliano de Almeida, Machadinho, Barracão, São José do Ouro, Cacique Doble, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, André da Rocha, Ibiraiaras, Caseiros, Santa Cecília do Sul, Vila Lângaro, Água Santa, Tapejara e Ibiaçá.

Ao perceber sinais como atraso no desenvolvimento, alguma suspeita ou o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, o responsável pelo paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde a qual pertence, e solicitar a realização de encaminhamento via Sistema de Gerenciamento de Consultas da Secretaria de Saúde do Governo Estadual para avaliação. Após essa etapa, é realizado o levantamento de necessidades do paciente para dar início ao acompanhamento no programa.

Além do acompanhamento especializado, os responsáveis pelo paciente diagnosticado podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), que contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e contato de emergência, a fim de trazer mais segurança e autonomia para os beneficiários do serviço e garantir a atenção integral e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados.

A solicitação pode ser realizada presencialmente na unidade da APAE em Sananduva, localizada na Rua Eugênio Bernardi nº 64, ou de maneira remota através do site: https://faders.rs.gov.br/carteira-de-identificacao-da...

Para realizar a solicitação, são necessários os seguintes documentos:

-Documento de identidade da pessoa com TEA;

-Documento de identidade dos responsáveis legais;

-Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) comprovando o Transtorno do Espectro do Autismo devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa com TEA;

-Fotografia formato 3x4 da pessoa com TEA.

Outras informações através do fone: (54) 99947.5023

Fonte: prefeitura de Sananduva

veja também
Suspeito de transmitir HIV intencionalmente no RS: saiba por quais crimes homem é investigado
Mãe e filho morrem após acidente na BR-290, em Arroio dos Ratos
publicidade