Nesta quarta-feira, 12 de novembro, a Força-Tarefa Segurança dos Alimentos fiscalizou uma padaria, um mercado e um restaurante em Sananduva. Ao todo, foram apreendidos cerca de 700 quilos de produtos impróprios para consumo.
Os agentes da FT encontraram alimentos sem procedência, vencidos, sem rotulagem, deteriorados e armazenados em temperatura inadequada. Na padaria, havia péssimas condições de higiene e produtos vencidos há mais de três anos sendo utilizados na produção de tortas e bolos. No restaurante, os temperos e condimentos do bufê, como vinagre e catchup, estavam vencidos há dois anos. Todos os estabelecimentos foram autuados.
Entre os produtos apreendidos estão carne, queijo e mel colonial, massas caseiras, salgados, conservas, molhos, embutidos, iogurtes, além de unidades de álcool de comercialização proibida em supermercados.
Participaram da operação de fiscalização, os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, Mauro Rockenbach, da Especializada Criminal de Porto Alegre, e Miguel Germano Podanosche, de Sananduva, além de servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal de Sananduva, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
Fonte: Ministério Publico RS