A Coasa realizou na quinta-feira, 23/10, mais uma edição da Noite de Campo, reunindo um público de mais de 500 pessoas, na sua Área Demonstrativa, em Água Santa. O encontro consolidou-se como um momento de aprendizado técnico e integração entre associados(as), colaboradores e parceiros, reforçando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da produção agrícola regional, com ênfase nas culturas de inverno.
Durante o evento, os participantes puderam acompanhar a apresentação de 39 cultivares de inverno, entre trigo, cevada, aveia, triticale e mix de plantas de cobertura, além de áreas voltadas à silagem e pastagem. As demonstrações permitiram observar o desempenho dos materiais em campo, com destaque para novas tecnologias e práticas de manejo voltadas à melhoria da produtividade, conservação do solo e redução de custos de produção. Ainda, foram repassadas informações sobre segregação de trigo, novas opções de cultivos para inverno na safra 2026 e seguros agrícolas.
O engenheiro agrônomo da Coasa, Ronaldo Scariot, destacou a importância do evento como ferramenta de atualização para os produtores. "A Noite de Campo é pensada para o associado. A cada edição, buscamos trazer as principais obtentoras de sementes, novas cultivares e tecnologias que contribuem para o manejo mais eficiente do solo com lavouras mais rentáveis para o produtor", afirmou. Ele ressaltou ainda que, além das culturas de inverno, foram abordados aspectos relacionados ao milho e à soja, com foco no planejamento das culturas de verão.
A atividade contou com a presença de empresas parceiras (Biotrigo, Don Mário, Be8, OR Sementes, Cemivínia, Xirú e Ambev) e instituições de pesquisa, como a Embrapa, que apresentaram informações sobre genética, desempenho de cultivares e soluções inovadoras para o manejo integrado. Entre os destaques, estiveram as variedades de trigo com alto teto produtivo, de aveia para a alimentação do gado e o triticale como alternativa eficiente para a estruturação do solo e a diversificação das áreas produtivas.
O evento encerrou com um momento de confraternização, no pavilhão da cooperativa. O vice-presidente da Coasa, Roberto José Felini, avaliou a Noite de Campo e agradeceu a presença dos associados(as): "foi uma noite de muito aprendizado para todos, com a apresentação dos novos materiais que podem ser introduzidos em nossas propriedades. Quero agradecer a todos que participaram. Esse conhecimento que conseguimos passar nos eventos da Coasa pode agregar maior lucratividade para o associado", disse ele.
Fotos: Divulgação/Coasa