Teve início, nesta quarta-feira (1º), a Operação Piracema 2025/2026 na bacia hidrográfica do Rio Uruguai, em uma ação conjunta da Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e o IBAMA.
Nas primeiras fiscalizações, foram apreendidos 120 metros de redes de pesca irregulares no ambiente aquático, utilizando três motos aquáticas e quatro embarcações. A iniciativa reforça a integração entre os órgãos ambientais no combate à pesca predatória e na preservação da fauna aquática.
A Piracema corresponde ao período de 1º de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026, quando a pesca sofre restrições legais para garantir a desova e a repovoação dos rios. Durante esse intervalo, ficam proibidos petrechos como redes, tarrafas, espinhéis, covos, fisgas e outros métodos de captura considerados predatórios.
A Brigada Militar destaca que preservar a vida aquática é essencial para o futuro das espécies e o equilíbrio ambiental. A comunidade pode colaborar denunciando práticas de pesca irregular.
Fonte: FA/Cristalina com informações do Comando Ambiental