A Prefeitura Municipal de Ibiaçá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (7) à vacinação contra a gripe (influenza) no município. A ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde de Ibiaçá, priorizando grupos específicos da população.
A campanha tem como principal objetivo reduzir complicações, internações e óbitos causados pelo vírus influenza entre os grupos prioritários. Se você faz parte de um desses grupos, não deixe de comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) e garantir sua imunização.
O "Dia D" de vacinação está previsto para 10 de maio, quando a mobilização será intensificada para garantir ampla cobertura vacinal.
Novidade na vacinação
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Imunização para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, garantindo a disponibilidade do imunizante para esses grupos ao longo de todo o ano, conforme a chegada das doses.
Outros grupos prioritários continuarão a receber a vacina dentro de estratégias especiais, incluindo trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, entre outros.
Grupos prioritários para vacinação:
A vacinação é destinada a:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Pessoas com 60 anos ou mais
Gestantes e puérperas
Povos indígenas e quilombolas
Trabalhadores da saúde e da educação
Trabalhadores dos Correios
Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Forças Armadas, segurança e salvamento
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuário
Adolescentes e jovens (12 a 21 anos) sob medidas socioeducativas
População em situação de rua
Proteja-se contra a gripe! Vacine-se! A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação para prevenir complicações da gripe, reduzindo internações e o impacto da doença no sistema de saúde. A população deve ficar atenta ao cronograma de vacinação e procurar a unidade de saúde (UBS) centro para garantir a imunização no horário: das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.