Gauchão: última rodada definiu semifinalistas e quem disputa a Série D; vagas para a Copa do Brasil ainda estão indefinidas
30 julho 2020 - 11h08
Visualizações: 112

Nesta quarta-feira (29) terminou a fase classificatória da Taça Francisco Novelletto Neto, o 2ºturno do Campeonato Gaúcho. Veja quem se classificou para as semifinais, para a Série D e Copa do Brasil, e também os clubes que sofrerão diminuição de cotas de televisão para o ano seguinte e ainda quem ficou Campeão do Interior.

Classificados para Semifinais:

O Grêmio que enfrentou o Novo Hamburgo no jogo de hoje e empatou sem gols enfrenta novamente o Novo Hamburgo pela Semifinal da Taça Francisco. O Grêmio ficou em 1º lugar do Grupo A e o Novo Hamburgo ficou em 2ºlugar do Grupo B.

Na outra Semifinal o Internacional que venceu por 2×0 o Aimoré e ficou em 1º lugar no Grupo B, enfrenta o Esportivo que venceu o Juventude por 3×2 (talvez o melhor jogo da rodada com 2 gols no Esportivo em 4 minutos virando a partida). O Esportivo ficou em 2º lugar do Grupo A.

O Internacional ficou em 1º lugar na classificação geral, portanto mandará os próximos jogos em seus domínios.

Semifinal:

Grêmio x Novo Hamburgo

Internacional x Esportivo

Campeão do Interior, Classificados para Série D 2021 e Copa do Brasil 2021

O Esportivo garantiu provisoriamente o título do interior, pois ganhou seu jogo enquanto o Ypiranga que também lutava por ele só empatou seu jogo. O título do interior poderá ficar com o Ypiranga caso o Esportivo ganhe o 2ºturno do Campeonato.

Para vaga na Copa do Brasil o campeão, o vice e o 3º colocado (soma dos pontos dos jogos classificatórios, sem contar mata-matas) tem vagas assegurada para Copa do Brasil. Grêmio, Internacional, Caxias e Esportivo disputam as vagas. Caso a dupla Grenal conquiste vaga para a Libertadores do próximo ano abrem suas vagas. A grande probabilidade de não sair a Copinha da Federação no segundo semestre, o que também abre uma vaga via Gauchão, o que beneficia o Ypiranga que é o quinto na lista para disputar a competição nacional em 2021.

Já para a Série D do próximo ano se classificaram o Caxias e o Esportivo.

Diminuição nas cotas para dois clubes

Como não há rebaixamento no Gauchão 2020 por conta da pandemia de Covid-19, dois clubes sofrerão com a diminuição das cotas de televisão. São Luiz e Pelotas, os dois últimos na classificação geral, e que seriam rebaixados em um campeonato normal, sofrerão com a redução caso ocorrer a Divisão de Acesso, que tem chances de não acontecer neste ano.

veja também
Assembleia de Deus de Ibiaçá promove no próximo sábado Culto Gaúcho
Em preparação à 69ª Romaria, Santuário de Ibiaçá celebra a 4ª missa da novena
publicidade