Dia Mundial do Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, alerta para prevenção da doença
04 fevereiro 2020 - 09h53
Visualizações: 157

Idas e vindas no ambulatório, várias sessões de quimioterapia, radioterapia e a ansiedade pela espera de receber alta. Esses são alguns dos fatores que fazem parte da rotina de quem luta contra o câncer. O Dia Mundial do Câncer, ou World Cancer Day, é lembrado nesta terça-feira (4). A data tem como objetivo chamar a atenção para as medidas de prevenção e combate à doença.

Combate
Segundo o cirurgião oncológico, Rafael Brito, os trabalhos começam no momento do diagnóstico e só terminam com a alta do paciente.

"O combate contra o câncer é um termo bem complexo, pois envolve muitas etapas. A luta começa quando os pacientes têm os sinais e sintomas referentes a doença e vai terminar no fim do segmento, que é quando o paciente está de alta do tratamento", explica.

O câncer, segundo o especialista, é definido como uma célula normal do organismo que recebeu algum tipo de modificação durante o ciclo. Na doença as células anormais se dividem e destroem o tecido do corpo.

Quem pode ter câncer?
"Qualquer pessoa. Não há uma característica específica. A gente não consegue definir que todos os tumores tenham a mesma características ou se iniciam na mesma idade. Qualquer um pode ter câncer, isso desde que se enquadre em síndromes hereditárias genéticas ou algum hábito de vida que possa levar a isso", destaca o cirurgião oncológico.
Alguns hábitos que podem ajudar a desenvolver o câncer:

Tabagismo
Obesidade
Alimentação inadequada
Exposição a algum tipo de irradiação
Exposição ao sol sem proteção
O especialista destaca que a prevenção vem da mudança de hábitos. É importante ter autocuidado e isso inclui visitar médicos regularmente.


Com informações do G1/Rs

veja também
Prefeitura de Vila Lângaro entrega unidade habitacional
URGENTE: caso suspeito de Coronavírus em Passo Fundo é analisado pela Secretaria de Saúde
publicidade