Em 2021, o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Tapejara viabilizou a abertura de vagas para 27 cursos, incluindo Graduação, Técnico, Formação Inicial e Continuada (FIC) e Profissionalizante.
Nesse sentido, foram contabilizadas um total 786 inscrições para cursos de curta duração, sendo 726 em cursos FIC (EaD/IFSUL) e 60 em cursos ofertados em parceria com o Senai (presencial).
Além disso, o Polo UAB de Tapejara articulou, junto às IES públicas, a oferta de 50 vagas para o curso Técnico em Administração (IFSUL), 30 vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia (IFSUL) e 20 vagas para o curso de Licenciatura em Educação Especial (UFSM).
Somando-se a isso, o Polo dispõe de sua infraestrutura para o desenvolvimento das atividades do “Programa Jovem Aprendiz”, que, no ano de 2021, atendeu um total de 110 alunos. As aulas, ministradas pelo Senai, ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.
De acordo com o prefeito Evanir Wolff, os números apresentados mostram o compromisso da gestão Big e Gipe com a educação. “Está sendo cumprida uma das promessas de campanha onde muito se questionava a inércia dos serviços ofertados pela Universidade Aberta do Brasil de Tapejara. Quando assumimos, herdamos alguns cursos com poucos alunos. Atualmente, já ultrapassamos 900 inscrições, em diversos cursos. Além do mais, estamos revitalizando o Polo, por meio de projetos que visam melhorar a sua infraestrura, como a pavimentação e a compra de equipamentos tecnológicos
Conforme o coordenador do Polo UAB de Tapejara, Diego Bechi, a parceria com instituições de ensino superior tem sido um dos diferenciais para a alta adesão de alunos no polo. “Trabalhamos intensamente no desenvolvimento de parcerias e na articulação de novos cursos junto às instituições de ensino, públicas e privadas. O objetivo é transformar o polo de Tapejara num centro de formação cultural, profissional e educacional, proporcionando oportunidades e novas experiências formativas à comunidade. Estamos muito contentes com os resultados”, afirmou.
Para o secretário de Educação, Desporto e Cultura, Paulo César Langaro, a administração municipal busca ofertar cursos que visam atender às necessidades da comunidade. “Uma das prioridades do Polo da UAB é ofertar diversas modalidades de cursos para atender a demanda existente em Tapejara, aproveitando ao máximo a sua infraestrutura, de modo a viabilizar a formação inicial e permanente de professores e a qualificação profissional. É válido salientar ainda que o Polo UAB de Tapejara é mantido com recursos alocados pela Prefeitura Municipal”, comentou.
Cursos oferecidos em 2021 pelo Polo UAB Tapejara
- Graduação
Licenciatura em Educação Especial
Licenciatura em Pedagogia
Curso Técnico em Administração
Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC)
- 2021/1
Agente Cultural - 160 horas
Agente de Gestão de Resíduos Sólidos - 240 horas
Agente de Inclusão Digital em Centros Públicos de Acesso à Internet - 200 horas
Agricultor Familiar - 200 horas
Assistente de Logística - 160 horas
Assistente de Recursos Humanos - 160 horas
Auxiliar Pedagógico - 200 horas
Editor de Animação - 200 horas
Editor de Projeto Visual -160 horas
Programador de Sistemas -200 horas
- 2021/2
Agente de projetos sociais – 160 horas
Desenhista de animação – 200 horas
Agente de logística reversa -210 horas
Assistente financeiro -160 horas
Auxiliar de agropecuária – 200 horas
Inspetor de qualidade – 160 horas
Operador de editoração eletrônica – 160 horas
Almoxarife – 160 horas
Desenhistas de produtos gráficos web – 160 horas
Recepcionista – 160 horas
- Cursos Senai
Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) (12 vagas)
Gestão de Estoque (12 vagas) – Programa Evoluir
Soldagem (Aulas teóricas) (10 vagas) – Programa Evoluir
Eletricista Industrial (16 vagas) – Programa Evoluir
Programa Jovem Aprendiz – 110 alunos
.
Fonte: Prefeitura de Tapejara/ Rádio Tapejara