Lote Urbano
Lote Urbano
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Puma atropelado em Vacaria é devolvido à natureza
25 novembro 2021 - 11h16
Visualizações: 148

Um puma atropelado na BR 116, em Vacaria, no mês de setembro, foi novamente devolvido ao seu habitat neste mês. Ele havia sido resgatado pela PRF, BM e um grupo de voluntários e passou por tratamento no Hospital Veterinário da UPF, com cuidados do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas).

Foi constatado Traumatismo Crânio Encefálico, uma fratura de escápula do membro torácico esquerdo e um projétil na altura do úmero no membro torácico direito. Fraturas dentárias significativas também foram constatadas e o animal teve um dente canino restaurado.

Uma das grandes preocupações da equipe era em relação aos dentes, já que um predador como o puma não poderia viver na natureza sem um dente canino, essencial para a caça. O Geas e parceiros iniciaram uma mobilização em busca de auxílio para trazer veterinários odontológicos de São Paulo para fazer o tratamento.

O quadro clínico do animal inspirou muitos cuidados ao longo dos meses com plantões 24h, fluidoterapia, analgésicos, antiinflamatórios, repouso e manejo de enfermagem. Por meio de parceria com Ibama e UFRGS, foi inserido um colar de monitoramento.

O puma foi devolvido à natureza neste mês de novembro, na região de Vacaria. A operação, liderada pelo Ibama, contou com o apoio da UPF, UFRGS, PRF, Brigada Militar, entre outros profissionais envolvidos com a fauna.

O Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas) recebe diversas espécies de animais silvestres. Em nove anos de existência, o Geas já atendeu mais de cinco mil animais silvestres. E pelo menos 50% deles conseguem voltar à natureza, ao seu habitat. Se contar os que são encaminhados para mantenedouros de fauna silvestre, o número de reabilitações passa de 70%.


Fonte/Informações: Rádio Cacique / UPF

veja também
Prorrogadas as inscrições para concorrer as vagas temporárias do Censo 2022, em Ibiaçá
Produtores de Ibiaçá devem fazer revisão dos blocos de produtor
publicidade