SCAR
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Secretaria da Saúde acompanha investigação de caso suspeito de Ebola no RS
12 junho 2026 - 07h38
Visualizações: 50

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul está acompanhando a investigação de um caso suspeito de doença pelo vírus Ebola em um homem de 64 anos com histórico recente de permanência em Uganda, país da África Oriental. O caso foi atendido em uma unidade de saúde de Novo Hamburgo e, atendendo aos critérios epidemiológicos e clínicos vigentes, foram imediatamente adotadas todas as medidas previstas nos protocolos nacionais de vigilância e resposta.


Durante a investigação, foi realizado teste rápido para malária, com resultado positivo para Plasmodium falciparum, sendo iniciado prontamente o tratamento específico. Embora a malária seja, até o momento, o principal diagnóstico identificado, o caso permanece em investigação para doença pelo vírus Ebola, conforme determinação dos protocolos do Ministério da Saúde. O descarte definitivo dependerá de resultado emitido pelo laboratório nacional de referência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Obedecendo protocolos clínicos específicos, o paciente será transferido para unidade de referência estadual, o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, onde receberá acompanhamento especializado e terá amostras encaminhadas para análise laboratorial. Se confirmar Ebola, o paciente será transferido para um hospital de referência nacional.


A Secretaria Estadual da Saúde comunicou imediatamente o caso ao Ministério da Saúde e reforça que todas as ações estão sendo conduzidas em articulação com as autoridades municipais e o Ministério da Saúde, seguindo rigorosamente os protocolos de vigilância, assistência e biossegurança.


Paralelamente, foi iniciado o mapeamento e o monitoramento dos contactantes, que serão acompanhados por 30 dias para identificação precoce de eventuais sintomas. Os serviços de saúde envolvidos também receberam orientações sobre as medidas de prevenção e controle de infecção, conforme os protocolos vigentes.

.
.
.

Fonte :Correio do Povo
Texto: Ascom SES

veja também
Colisão entre Ford Ka e Ranger deixa dois feridos na ERS-324, entre Passo Fundo e Marau.
Mulher morre atropelada por ônibus ao atravessar rua em Santa Maria.
publicidade