O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – campus Passo Fundo – está com inscrições abertas para cursos gratuitos, com oportunidades de qualificação em diferentes áreas. O prazo para se inscrever vai até o dia 29 de maio. As formações incluem desde cursos técnicos noturnos até graduação, com acesso gratuito garantido também ao processo seletivo.
Segundo o diretor do campus, Lucas Vanini, o vestibular de inverno está com inscrições abertas e, para os cursos noturnos, a seleção será feita por sorteio. “Favorece ainda mais o estudante, facilita ainda mais para o nosso estudante. Esse é o nosso objetivo”, afirmou. Não há cobrança de taxa para participar do processo seletivo, nem de mensalidades após a matrícula. Além disso, os estudantes podem ter acesso a benefícios como auxílios para transporte, alimentação e, em alguns casos, moradia.
Entre os cursos disponíveis estão a graduação em Ciência da Computação, com conceito máximo no MEC, e três cursos técnicos noturnos: Técnico em Mecânica, Técnico em Informática e Técnico em Edificações. Conforme Vanini, esses cursos têm duração de dois anos e são voltados a quem busca inserção rápida no mercado de trabalho. “É para aquelas pessoas que trabalham na construção civil, das mais variadas formas, que querem fazer um curso mais rápido, mais dinâmico, mais prático.”
O diretor destaca que a instituição atende também estudantes de outras cidades da região, que podem solicitar auxílio-moradia após ingressar no curso. “Tem vários estudantes que vêm de várias cidades da nossa região, que bom que eles vêm de outras cidades também”, explicou.
Além das formações de nível técnico e graduação, o campus conta com pós-graduação e um mestrado gratuito, com novas inscrições previstas para o segundo semestre deste ano. “Tem várias opções”, disse Vanini.
As inscrições podem ser feitas pelo site do IFSul ou diretamente no campus, que fica aberto até as 22h para atendimento. Também é possível realizar a inscrição com auxílio de servidores em um ponto de apoio montado em parceria com o Sine. “Não é por motivo de não conseguir fazer inscrição que tu não vai voltar a estudar”, enfatizou o diretor.
Fonte: Rádio Uirapuru