O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou, nesta quinta-feira (19), 15 pessoas suspeitas de envolvimento na adulteração de produtos lácteos estragados, usando soda cáustica ou água oxigenada para disfarçar a má qualidade.
Cinco pessoas foram presas em operação realizada no último dia 12. Segundo o MP, todos foram denunciados, entre eles o químico industrial Sérgio Alberto Seewald, conhecido como "alquimista" ou "mago do leite". O investigado é considerado figura central em fraudes identificadas em fases anteriores da operação. Em contato com a defesa de Seewald, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Foi identificado o uso de ração animal para diluir o leite. Soda cáustica e bicarbonato de sódio eram usada para neutralizar a acidez do leite cru. Água oxigenada também era utilizada para dar maior vida útil ao leite cru.
Produtos vencidos eram usados para aumentar volume e diminuir prejuízo com descarte. Também foi identificada a adição de leite bovino em leite caprino.
Fonte: G1 RS