Policiais Civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e das delegacias de Ametista do Sul e Palmeira das Missões resgataram, na tarde desta terça-feira (8), duas meninas de 12 anos que estavam desaparecidas desde a noite de domingo (6), no norte do Estado.
As investigações apontam que elas teriam aceitado embarcar em veículo com um homem de 22 anos, que conheceram durante comemoração pelo resultado das eleições em Ametista do Sul, onde residem com familiares. As duas seriam amigas e estavam juntas.
Conforme a diretora do Deic, delegada Vanessa Pitrez, a polícia irá apurar se as meninas sofreram algum tipo de violência e que tipo de abordagem ocorreu por parte do homem. Ele também foi localizado nesta tarde e encaminhado para a delegacia.
— Neste caso, trata-se de duas adolescentes. Qualquer ato, ainda que consentido, pode configurar um crime pela condição vulnerável delas — explica Vanessa.
De acordo com a delegada, uma das meninas foi encontrada em uma residência na zona sul da Capital. A outra havia sido localizada tentando retornar para Ametista do Sul. Ela estava na Estação Rodoviária de Porto Alegre, aguardando ônibus para Frederico Westphalen.
À noite, o Conselho Tutelar de Porto Alegre informou que as meninas foram acolhidas pela instituição. Uma delas, a que foi resgatada na rodoviária, foi entregue aos cuidados de um familiar morador da Capital. A outra menina, que estava com o homem quando resgatada, passará a noite em uma unidade de proteção. Um familiar virá a Porto Alegre nesta quarta para reencontrá-la.
Ambas deverão realizar exames clínicos, com suporte psicológico, em uma unidade de saúde especializada, nesta quarta (9). Os relatos colhidos no Conselho Tutelar serão encaminhados à autoridade policial para colaborar com as investigações.
Buscas começaram no domingo
O sumiço das meninas despertou esforço de buscas desde a comunicação do fato pelos familiares, que estranharam a ausência das garotas após o evento de comemoração do resultado eleitoral.
Além de envolver setores do Deic, o trabalho de investigações teve a participação de agentes da 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, sob a coordenação da delegada Aline Palma.
O homem de 22 anos foi apresentado na Divisão Especial da Criança e do Adolescente, na Capital, para procedimentos de inquérito. Segundo autoridades, não havia configuração para prisão em flagrante, mas ele ficará à disposição para esclarecimentos.
Testemunhas, familiares e as próprias meninas também serão ouvidas no curso das investigações.
Os nomes das meninas não são revelados por respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Fonte: GZH