Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
RS registra quase uma fuga por dia no sistema penitenciário neste ano
20 fevereiro 2019 - 07h52
Visualizações: 57

Nos primeiros 50 dias deste ano, o sistema penitenciário do Rio Grande do Sul registrou 43 fugas. Em média, quase um detento (0,86) escapa das casas prisionais por dia. De acordo com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), 18 deles foram recapturados. Outros 25 seguem foragidos.

A última fuga foi registrada na madrugada desta terça-feira. Na ocasião, três detentos escaparam, pelo telhado, do Presídio Estadual de Cruz Alta.

Para o especialista em segurança pública, Charles Kieling, alguns fatores são preponderantes para o elevado número de fugas no sistema prisional gaúcho. Segundo ele, a quantidade de vagas que faltam nos presídios corresponde ao número de pessoas que deveriam estar presas.

“Existe um número significativo de falta de vagas. Em torno de 10 mil estão faltando, hoje, no sistema penitenciário do Rio Grande do Sul. Isso significa que, provavelmente, esse mesmo número de pessoas deveriam estar presas e não estão, pela superlotação. Outra coisa que ocorre devido à superlotação é um processo interno dentro dos presídios. É preciso haver um controle mais efetivo do “pedágio” que é cobrado pelos próprios presos”, explica.

veja também
Suspeito de transmitir HIV intencionalmente no RS: saiba por quais crimes homem é investigado
Mãe e filho morrem após acidente na BR-290, em Arroio dos Ratos
publicidade