Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Câmara Municipal aprova projetos importantes e homenageia algumas pessoas importantes na história de Ibiaçá
15 abril 2021 - 14h47
Visualizações: 159

Na Sessão da Câmara de Ibiaçá desta segunda-feira (12/04), foram aprovados, por unanimidade, Projetos de Lei e indicações do legislativo.
O Projeto de Lei nº17/2021, de origem do Executivo, autoriza a antecipação de 30% para pagamentos aos transportadores contratados para realização do transporte escolar no município. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 16/2021, que regulamenta nomes de algumas ruas de Ibiaçá, proposto pelo vereador Vilmar Inácio Pellin que também apresentou a Indicação 07/2021, sugerindo a reforma de duas pontes na comunidade do Araçá Alto.
A indicação nº 08/2021, das bancadas do PDT e PT, através dos vereadores Alcir Stefani, Altemir Domingos Suzin, Marcelo Corso, Diana Musatto e Valdecir Schenatto, sugerem a instalação de um redutor de velocidade na ERS-467, nas proximidades da empresa Mega Loja Panosul.
A vereadora Silmara Pereira Nunes (PP) propôs a indicação 09/2021 para que seja viabilizada a sinalização da Rua Ilair Copelli (Travessa A), entre a Rua Caxambú e a Rua Mal. Deodoro da Fonseca, com placas proibindo o estacionamento de veículos.
O Pedido de Informação 01/2021, de autoria do vereador Vilmar Pellin, solicita informações e dados do Loteamento Novo Horizonte que envolve número de famílias, relação de pessoas e investimentos da municipalidade.

A próxima sessão acontece no dia 26 de abril às 20 horas.
Homenageados
Relação de nomes de ibiaçaenses que marcaram a vida da comunidade foram apresentados com uma breve argumentação do que representaram para a comunidade. Aprovado por unanimidade, as ruas A, B e C do Bairro Coohasa no loteamento Fonte Cristalina passam a se chamar respectivamente de Rua Vereador Fermino Martello, Rua Antonieta Picolotto e Rua Professora Maria Helena Xavier Scariot.
A rua que se inicia a partir da rua Duque de Caxias até o complexo da empresa Agrodanieli, no loteamento Fonte Cristalina, Bairro Coohasa, passa a se chamar Rua Cláudio Roman.
A Rua "A" do distrito industrial passa a se chamar Rua do Expedicionário Faustino Sasset.
De acordo com Pellin, cabe ao Executivo Municipal providenciar as alterações necessárias ao Plano Diretor e registrar no cadastro mobiliário do município de Ibiaçá as alterações impostas pela Lei. O projeto também solicita a confecção de placas para a identificação das ruas.
FERMINO MARTELLO - Foi vereador do município na primeira legislatura, período de 1968 a 1973, pela antiga Aliança Renovadora Nacional (Arena). Nos anos de 1964-1965 se engajou na Campanha da Emancipação e participou ativamente na campanha pelo SIM, para que Ibiaçá se tornasse município e se desmembrasse de Sananduva. Agricultor e participante ativo na Comunidade do Araçá Baixo, além de empresário, foi um dos sócios fundadores da empresa Comércio de Combustíveis Ibiaçá Ltda.
ANTONIETA PICOLOTTO - Dona Tata, como era chamada, foi cidadã que participou ativamente da comunidade. Viveu quase todos os acontecimentos históricos da cidade. Nos anos de 1951 e 1952, ajudou o Padre Zanatta como catequista e exerceu o cargo de professora no Grupo Escolar de Ibiaçá. No dia 16 de setembro de 1967, foi nomeada para o cargo de auxiliar de telefonista. Mesmo aposentada, não deixou de participar na comunidade em vários grupos do Santuário.
MARIA HELENA XAVIER SCARIOT – Formada em licenciatura, chegou em Ibiaçá com o objetivo de ser professora e ajudar a família no sustento da casa. Em 1970, foi professora do antigo Mobral e do Curso Supletivo, o que hoje chamamos EJA. Continuando seus estudos formou-se em Matemática e lecionou na Escola Estadual Professora Adelaide Picolotto. Fez pós-graduação em Física e por vários anos ocupou o cargo de vice-diretora e diretora da referida Escola. Mais tarde, formou-se em Teologia pela Diocese de Vacaria. Em 1997, até final do ano 2000, foi secretária da Educação.
CLÁUDIO ROMAN - Foi um empreendedor para sua época. Um industrialista, tanto que já no ano seguinte à sua chegada, 1952, explorou as riquezas daquela época, que era a madeira, e para tornar as terras propícias para a agricultura, fundou uma serraria, na localidade de Linha Rossi. Paralela a isso, foi também agricultor. Terminado o ciclo da madeira e com o início do cultivo da soja, trigo e milho, fez da agricultura sua atividade de subsistência.
Adotou Ibiaçá para ser sua terra e querendo ver seu progresso, fez o que podemos considerar seu grande feito: ceder, ao município, através de compra e venda, a maior parte das terras, para que assim fosse possível a vinda do incubatório da empresa Agrodanieli.
FAUSTINO SASSET - Filho dos primeiros imigrantes italianos que desembarcaram no Rio Grande do Sul, seu feito foi o de ter sido um dos 25.334 combatentes brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na II Grande Guerra Mundial. Admirável patriota, quando convidado, fazia sempre questão de participar de todas as manifestações cívicas do município. Em 1944, partiu rumo à Itália, até desembarcar no porto de Nápoles, incorporando-se ao IV Corpo do V Exército Americano para lutar contra tropas altamente experimentadas e aguerridas.

veja também
Aeronave que saiu de Chapecó sofre incidente ao pousar em Erechim
Ibiaçá adquire estação meteorológica para acompanhar condições climáticas locais
publicidade