Sananduva emite Certificação Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para a região
10 janeiro 2019 - 08h28
Visualizações: 67

Na manhã desta quarta-feira (09), aconteceu em Sananduva importante reunião sobre a Certificação Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Após o Município de Sananduva realizar a sua habilitação para emitir o Certificado, a procura de outros municípios se intensificou. Por isso, o Governo de Sananduva sentiu a necessidade de organizar e disponibilizar essa prestação de serviço também para a região.

A Certificação Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela é um documento imprescindível para quem pretende viajar para um dos países que exigem a imunização da febre amarela. O certificado é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através dos postos de atendimentos. De acordo com a secretária de Saúde de Sananduva, Karen Raymundi Fincato, o município de Sananduva entrou em contato com a Anvisa e se habilitou para a emissão. Após o trâmite, designou as enfermeiras Ana Paula Belini e Caroline Brezolin para fazerem a capacitação junto à Anvisa, em Porto Alegre/RS. O sistema passou então a funcionar em Sananduva no início de janeiro deste ano.

Devido à procura, os municípios da região foram então contatados e convidados a participar dessa reunião que repassou informações sobre o processo de certificação e estabeleceu critérios de atendimento. Ficou determinado que o serviço de certificação local atende exclusivamente, além de Sananduva, os municípios de Ibiaçá, Machadinho, Cacique Doble, São João da Urtiga, Paim Filho, São José do Ouro, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul e Maximiliano de Almeida.

Como proceder

Para quem nunca fez a vacina da Febre Amarela, a aplicação deve ser feita 10 dias antes da viagem. Depois, o viajante deverá preencher com antecedência o pré-cadastro na internet no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br/viajante) para facilitar o processo de certificação. A Vigilância Epidemiológica de Sananduva é responsável por emitir o documento que comprova a imunização. Para isso, é preciso fazer o agendamento prévio pelo telefone (54) 3343.2884.

FONTE: prefeitura de Sananduva

veja também
BRIGADA MILITAR REALIZA PRISÃO APÓS HOMICÍDIO EM VACARIA
Após comentar sobre “momo”, menino de 11 anos se suicida em Itapema
publicidade