Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Municípios contabilizam os prejuízos deixados pelo temporal
01 julho 2020 - 09h28
Visualizações: 848

Cerca de 80 famílias foram atingidas pela força do vento no início da tarde desta terça-feira (30), no município de Lagoa Vermelha.

Uma força tarefa de Passo Fundo juntamente com os Bombeiros de Lagoa Vermelha, auxiliaram no município de Capão Bonito do Sul a realizar remoções de árvores e entregas de lona para os atingidos daquela localidade, mais de 90 famílias foram atingidas pelo temporal.

Ao menos quatro pessoas morreram após a formação de um "ciclone bomba" (ou ciclone extratropical) ontem no Sul do país. Três óbitos ocorreram em Santa Catarina, e um quarto, no Rio Grande Sul, em decorrência do fenômeno que provoca chuvas torrenciais, queda drástica nas temperaturas e ventos de mais de 100 km/h — de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os ventos chegaram a 120 km/h. Também foram registrados destelhamentos de casas, quedas de árvores e postes e falta de luz.

O ciclone extratropical continua atuando em Santa Catarina nesta quarta-feira (1º). Segundo a previsão do tempo da Defesa Civil, mesmo em deslocamento para o oceano, o ciclone ainda dá condições para rajadas de vento fortes, podendo superar os 100 km/h até o final da tarde.

Em boletim divulgado no fim da tarde de ontem, a Defesa Civil registrou ainda três pessoas feridas durante o conserto a residências destelhadas.

Em Iraí, na Região Norte do Rio Grande do Sul, cerca de 300 casas foram destelhadas.

Também foram identificadas 15 residências destelhadas em Tapejara, destelhamentos e alagamentos em Cacique Doble, Itatiba do Sul, Carlos Gomes, Ibiaçá e em Barracão, na mesma região, outras 100 residências e o hospital municipal também tiveram os telhados arrancados. No RS, foi registrada a falta de luz na noite de ontem em 145 mil moradias, segundo a RGE.

De acordo com a Somar Meteorologia, os ventos chegaram a 101,9 km/h, por volta das 14h.

Em Santa Catarina, as mortes aconteceram em Chapecó, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas — as duas últimas cidades ficam na Grande Florianópolis. Em Chapecó, uma idosa de 78 anos faleceu após ser atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, um homem — que não teve a idade revelada— perdeu a vida após ser atingido por fios de alta tensão. Já em Tijucas, outro homem morreu após a queda de uma estrutura.

No Rio Grande do Sul, um homem de 53 anos morreu após ser soterrado em um deslizamento de terra devido ao temporal. O caso aconteceu em Nova Prata, na Serra, no final da manhã. Vanderlei Oliveira chegou a ser socorrido pelos Bombeiros embaixo de um tapume, mas acabou não resistindo e veio a óbito. Ele trabalhava em uma construção.

Na Serra, o vendaval de cerca de 90km/h derrubou árvores e bloqueou trechos da BR-116 entre Vacaria e Campestre da Serra. Algumas casas no interior foram bastante danificadas, inclusive com destelhamento. A rodovia entre Coxilha e Erechim ficou bloqueada por várias arvores caídas na via.

Em Muitos Capões, postes de luz caíram e uma agência bancária ficou destruída.

Foto: Lagoa FM

AUOnline G1

veja também
Polícia desarticula esquema de extorsão comandado por detentos em cinco municípios gaúchos
RS ultrapassa 100 mortes por dengue no ano
publicidade