Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Entidades de Getúlio Vargas são beneficiadas com 10 toneladas de batata doadas por produtores de Bom Jesus
30 março 2020 - 15h03
Visualizações: 2637

Produção excedente foi repassada para os municípios de Getúlio Vargas, Sananduva, Tapejara e para o Banco de Alimentos do RS

O sentimento de solidariedade motivou a doação de 50 toneladas de batata para a assistência social dos municípios de Getúlio Vargas, Sananduva, Tapejara e para o Banco de Alimentos do RS. A iniciativa partiu dos produtores e empresários Vogne Puerari, Fernando Rugini e Ari Vitório Tibolla, que cultivam 350 hectares do produto no município de Bom Jesus e abastecem o mercado interno e externo. Eles calculam prejuízos superiores a R$ 3 milhões causados pela pandemia do coronavírus e decidiram doar parte da safra que não está sendo comercializada.

“O coronavírus afetou o consumo em bares e restaurantes e restringiu a absorção por parte da indústria alimentícia. Também sofremos com os efeitos provocados pelaestiagem”, lamenta Vogne Puerari, responsável pela unidade da Samoa Produtores localizada às margens da BR 285, na altura do Km 65, no interior de Bom Jesus, que emprega 43 trabalhadores e que já sofreu perdas equivalentes a 50% da produção e comercialização. “A doação ameniza a perda econômica, pois sabemos que desta forma estamos ajudando famílias carentes e projetos sociais importantes”, resigna-se o empreendedor rural.

A logística de arrecadação e distribuição foi organizada pelo deputado Paparico Bacchi, que manteve contatos com prefeitos e a direção do Banco de Sangue. A soma de esforços viabilizou o transporte para retirada do produto perecível e a distribuição imediata.

O Banco de Alimentos do RS recebeu 20 toneladas de batatas doadas pela Samoa Produtores e 331 entidades cadastradas em diversos municípios do RS, poderão ser beneficiadas. O Banco de Alimentos é administrado pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – Indústria da Solidariedade – e foi idealizada, desenvolvida e implementada pelo Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Em Getúlio Vargas a doação de dez toneladas beneficiou o Lar dos Idos, o Lar da Menina, a Sogeasme Comunidade Terapêutica e as famílias cadastradas nos programas de assistência social do município.

Em Sananduva o departamento de Assistência Social do município destinou os dez mil quilos doados, diretamente para famílias carentes da periferia da cidade.

No município de Tapejara a doação de dez toneladas de batatas beneficiou o Hospital Santo Antonio e as famílias carentes, que na próxima semana começam a receber cestas básicas distribuídas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

“É nos momentos de dificuldades que são fortalecidos os laços de solidariedade e união. Agradeço aos amigos Vogne Puerari, Fernando Rugini e Ari Vitório Tibolla, que pela doação expressiva de alimentos, beneficiaram milhares de famílias. Estendo meu agradecimento aos prefeitos e secretários municipal de Sananduva, Tapejara e Getúlio Vargas, e a direção do Banco de Alimentos do RS. Todos agiram rápido para viabilizar o transporte e o repasse dos produtos aos mais necessitados”, ressalta o deputado Paparico Bacchi.

Fonte: Tribuna Getuliense

veja também
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio
Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
publicidade