Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Em Ibiaçá o poder da força comunitária na conquista da casa própria
09 dezembro 2019 - 09h08
Visualizações: 420

A participação popular dos ibiaçaenses tem trazido resultados. Por meio do Programa Diálogo Aberto, já houveram importantes conquistas. Um dos exemplos vem do Bairro Vila Nova. Na noite desta quinta-feira (05), o governo municipal se reuniu com os moradores para iniciar a regularização fundiária do loteamento.
A área que é de propriedade do município foi loteada na década de 90. Os moradores receberam a concessão de uso mas não poderiam negociar ou locar o bem público. Conforme o tempo foi passando, estas casas e terrenos cedidos foram objetos de compra e venda. "É uma forma clandestina de negociação. A escritura não existe. É apenas um contrato de gaveta", explicou a assessora jurídica da prefeitura, Jéssica Stefani.

Segundo ela, desde 2017, quando se instituiu a Lei Federal 13.465/17 o governo municipal iniciou os estudos para regularização da área. "Precisamos legalizar este local para que cada matrícula esteja em nome do morador, tendo seus direitos e cumprindo com seus deveres para poder ser contemplado com o Programa de Regularização Fundiária, denominado Reurb.

A Secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Clarice Lava Cavalheiro, destacou que a posse é um sonho de cada morador do Bairro. O vice-prefeito Angelo Golin, enfatizou o empenho da equipe de trabalho do governo que desde 2017 vem atuando no projeto.

Para o prefeito de Ibiaçá, Claudiomiro Fracasso, a ação é uma resposta às demandas da comunidade. "É um compromisso que assumimos e estamos dando os primeiros passos que são as coletas de documentação por meio da assistência social e posterior registro. O primeiro passo é dar a matrícula do lote a cada morador, e, um segundo momento, é fazer a averbação das casas. Fazer um bairro legal com a participação de todos é o nosso desejo. Creio que dentro de um ano a matrícula esteja feita. Vamos trabalhar para isso", afirmou o chefe do executivo.
A comunidade

O poder da força comunitária na conquista da casa própria

O Bairro Vila Nova está junto ao Parque de Eventos. Recentemente foi contemplado com a ligação asfáltica. O presidente da comunidade, Jairo de Oliveira, agradeceu o empenho do poder público e pediu que os moradores ajudem na organização da documentação e façam sua parte.
"Somos uma comunidade unida e vamos permanecer juntos para conquistarmos o nosso sonho que é ter a matrícula em nossas mãos", comentou o líder comunitário.
Moradora há cerca de 30 anos, Sonia Mara Marques da Silva, disse estar muito contente. "Há muitos anos a gente estava esperando esta notícia. Graças a Deus vai dar certo, muitas coisas foram feitas no bairro", mencionou.

A moradora Inelva Veronez, disse que que a iniciativa vai beneficiar toda comunidade. "É uma garantia que teremos um bem em nosso nome", finalizou.

veja também
Polícia desarticula esquema de extorsão comandado por detentos em cinco municípios gaúchos
RS ultrapassa 100 mortes por dengue no ano
publicidade