Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
Produtor de leite de Ibiaçá investe em sistema compost barn cross ventiletion
14 junho 2019 - 14h11
Visualizações: 3500

Produtor de leite de Ibiaçá está entre os primeiros do Rio Grande do Sul a instalar, em sua propriedade, o sistema Compost Barn Cross Ventiletion. Na comunidade de Paiol da Várzea, Luís Foss e a família decidiram aderir ao sistema compost barn (estábulo com material de compostagem). Este sistema de alojamento consiste em um galpão ventilado e internamente aberto (sem repartições) com área de descanso comum para as vacas.
O produtor Luis Foss é um exemplo de sucesso na atividade leiteira. Há menos de uma semana, ele inaugurou o sistema Compost Barn Cross Ventiletion. Trabalhando na atividade há mais de 30 anos com a esposa Marines e os filhos, Foss percebeu uma oportunidade de mercado, em 2018, quando iniciou a implantação do novo sistema, que é composto por um pavilhão de 1.300 m², com sistema de climatização suíço.
A área construída permite abrigar até 50 animais em lactação. “Hoje, nosso plantel de animais garante uma produção média de 40 mil litros de leite/mês”, ressalta.
Com uma ordenhadeira de última geração e sistema todo tecnificado, o trabalho na propriedade ficou ágil e mais prático para a família. “Antes demorávamos horas e dava muita mão de obra, hoje ficou fácil e rápido”, relata Marines.
Conforme o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Alcir Stefani, a bacia leiteira é um ponto forte do município. São mais de 8 milhões de litros de leite/ano. “A família Foss é empreendedora e merece esta conquista, assim como todos aqueles que acreditam e apostam na atividade leiteira”, parabenizou o secretário ao salientar que Ibiaçá tem políticas públicas voltadas ao melhoramento genético dos animais com fornecimento de doses de sêmen ao produtores de leite, serviços em torno da propriedade rural e terraplanagem para construção de pavilhões.

Objetivo do sistema compost barn
O sistema de instalação Compost Barn visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira.


Entenda como funciona
O bom funcionamento do Compost Barn depende da fermentação aeróbia da matéria orgânica pelas bactérias presentes na cama. Este processo ocorre por meio da mistura de uma fonte de carbono (serragem, maravalha de madeira, casca de café) com material orgânico rico em nitrogênio (fezes/urina) através do revolvimento diário da cama, que, deve ser feito duas a três vezes ao dia. Juntamente com a ventilação constante proporciona condições para infiltração de ar e manutenção dos níveis adequados de umidade. Tais fatores garantem a rápida degradação da matéria orgânica e proporcionam uma superfície seca e confortável para que as vacas possam se deitar e locomoverem-se.

informações Fonte Agência de Jornalismo

veja também
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio
Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
publicidade