Warning: mysql_data_seek() [function.mysql-data-seek]: Offset 0 is invalid for MySQL result index 16 (or the query data is unbuffered) in /home/storage/a/89/3b/cristalinafm/public_html/header.php on line 339
VEJA
TODOS
OS ANÚNCIOS
A TRADIÇÃO DE COLHER MARCELA NA SEXTA FEIRA - SANTA
19 abril 2019 - 08h32
Visualizações: 2314

Tradicionalmente no Rio Grande do Sul, a preferência da colheita é na sexta-feira santa, inclusive, a planta é considerada um dos símbolos oficiais do Estado (Lei 11.858/2002).

Marcela ou Macela, algumas dúvidas já começam por aí!
Trata-se de um arbusto (Achyrocline satureioides) de aproximadamente um metro de altura da flora brasileira e os dois nomes estão corretos. Durante o outono (entre março a maio) aparecem às flores amarelas em forma de cachos e coincide com o período de páscoa.
Tradicionalmente no Rio Grande do Sul, a preferência da colheita é na sexta-feira santa, inclusive, a planta é considerada um dos símbolos oficiais do Estado (Lei 11.858/2002).
A explicação da tradição de sua colheita na Sexta-Feira Santa, antes do nascer do sol, é de que, segundo se acredita, ela teria mais eficiência ao chá das flores.
A planta nativa símbolo do Rio Grande do Sul, tem diminuído muito de um ano para o outro, sendo um dos fatores a questão dos agrotóxicos nas lavouras, mas muito se deve ao fato da planta não ser cultivada.
As pessoas devem ter a preocupação de não arrancar o pé inteiro. Uma alternativa para o problema seria recolher as sementes que ficam no fundo do pacote ou do vidro onde se guardam as flores, e jogá-las na terra no período de setembro a outubro.
Uma dica é não enterrar muito as sementes, já que a planta necessita de bastante sol. Outro cuidado que se deve ter é em relação à origem da marcela. As plantas colhidas na beira da estrada possuem muito monóxido de carbono liberado pelos veículos e isso estará inserido nos princípios ativos da planta.
Principais benefícios da planta macela
A macela é uma planta medicinal que pode ser usada para:
1. Ajudar no tratamento de azia;
2. Cálculo biliar;
3. Dor de cabeça;
4. Cólicas intestinais;
5. Cãibras;
6. Contusões;
7. Diarreia;
8. Problemas gástricos e digestivos, dor de estômago, gastrite e úlcera;
9. Impotência sexual;
10. Acalmar o sistema nervoso;
11. Resfriado;
12. Retenção de líquidos;
13. Reumatismo;
14. Icterícia;
15. Colesterol alto;
16. Cistite, nefrite e colecistite.
Tudo isso porque as propriedades da macela incluem sua ação antiviral, antiespasmódica, anti-séptica, anti-inflamatória, calmante, antialérgica, adstringente, relaxante, tônica, digestiva e expectorante.

veja também
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio
Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
publicidade