Colheita da safra de verão avança no RS
12 abril 2019 - 10h24
Visualizações: 104

A soja alcançou 68% da área colhida no Rio Grande do Sul, com 25% maduros e por colher e 7% em enchimento de grãos. A colheita segue intensificada, alcançando 920 mil hectares, favorecida pelo clima seco na maior parte dos dias. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (11/04), embora tenha interrompido a colheita, a chuva favoreceu a cultura, tanto as lavouras tardias em enchimento de grãos, como as lavouras prontas que apresentavam baixa umidade no grão.

No milho, a colheita atingiu 75% da área, evoluindo 5% em relação à semana anterior; 16% das lavouras estão maduras e por colher e 9%, em enchimento de grãos. Com a proximidade do final da colheita da soja, os produtores das regiões do Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial se preparam para retomar a colheita do milho, já que as lavouras que restam estão maduras e prontas para colheita.

Nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões, segue a colheita do milho, com produtividade média superando a expectativa inicial e chegando aos 8.072 quilos por hectare. As chuvas do meio da semana foram benéficas para as lavouras do milho safrinha, cujas plantas têm apresentado um bom desenvolvimento. No momento, é realizado o controle de pragas e iniciado o corte do milho para silagem.
PASTAGENS - A semana se caracterizou pelo retorno das precipitações e pela redução do calor. superando as deficiências hídricas e favorecendo o rebrote do campo nativo e das pastagens perenes. Isso proporciona aos rebanhos boa oferta forrageira e favorece a implantação e germinação das pastagens de inverno, como aveia e azevém. A exceção a esse quadro geral ocorre na região Sul, especificamente no litoral, onde a estiagem prejudica a dessedentação animal e a produtividade das lavouras de grãos para a produção de silagem. Algumas áreas de campo nativo diferidas apresentam boa quantidade de forragem, porém, de baixa qualidade.

veja também
Prefeito Claudião participa de encontro com deputado Henrique Fontana
Preso em tiroteio em Cristal é encontrado morto em cela da Superintendência da Polícia Federal
publicidade